quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Tudo o que é mau faz bem?


No excerto do texto que nos foi apresentado, “Tudo o que é mau faz bem” de Steve Johnson, o autor procura dar-nos a entender que a cultura popular simplista, como era vista e analisada por muitos, está a tornar-se cada vez mais complexa e a evoluir ao longo dos anos, ou seja, esta “nova” cultura popular exige de nós um cada maior esforço para conseguirmos acompanhar a sua evolução. Como tal, o autor dá-nos a conhecer a “curva de sleeper”, que representa toda esta tendência da cultura de massas em ficar cada vez mais sofisticada, obrigando-nos a desenvolver novas capacidades, forçando um raciocínio mais rápido e uma mente mais perspicaz. Estas capacidades chegam-nos através da televisão e dos jogos de vídeo, sendo que o autor dá um maior ênfase aos jogos de vídeo, pois estes são criticados pela maioria das pessoas, que defendem que as crianças deveriam passar mais tempo a ler do que a jogar esses mesmos jogos de vídeo, devido á sua violência, despertando nas crianças uma excessiva agressividade.
Steve Johnson vê os jogos de vídeo como uma fuga á realidade, onde as crianças ou mesmo o adulto que esteja a jogar, desenvolve capacidades motoras e de coordenação entre a visão e o seu corpo, alem de que é necessário uma elevada capacidade para ultrapassar esse mesmo jogo. Embora Steve Johnson defenda que é extremamente importante para o desenvolvimento intelectual o gosto ávido pela leitura, no entanto, defende igualmente a importância dos jogos de vídeo nesta cultura popular moderna, defendendo que através destes se desenvolve capacidades mentais diferentes, alem de que nos oferece um vasto leque de experimentação de um mundo virtual.
Para finalizar o excerto, Steve Johnson aconselha a que todas as pessoas que criticam os jogos de vídeo os experimentem, sendo que assim poderão ter uma ideia mais clara e fundada sobre os mesmos.
Fonte: excerto do livro: "Tudo o que é mau faz bem" de Steve Johnson

1 comentário:

  1. Acho que a criança á medida que vai crescendo e consequentemente ao desenvolver capacidades para lidar com diferentes situações deve estar apta para enfrentar um pouco de tudo seja em que campo ou matéria for,com a "supervisão" de alguém, daí beneficiar da própria realidade em questão...

    ResponderEliminar