quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Telemóvel na Sociedade


Aqui temos uma imagem, em forma de caricatura, que brinca com o facto de o telemóvel ocupar um lugar importante na sociedade. Neste caso, o homem já integrou o telemóvel, de tal modo no seu quotidiano, que o trata como se fosse um objecto indispensável mesmo nas ocasiões mais formais.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

domingo, 18 de outubro de 2009

Estará o uso das novas tecnologias a tornar-nos estúpidos?



Será o uso excessivo das novas tecnologias pouco benéfico para o nosso desenvolvimento intelectual? A resposta é francamente simples: Sim.
Segundo um artigo escrito por Nicholas Carr no The Atlantic Online, Is Google Making Us Stupid , hoje em dia, as pessoas que desde cedo tiveram um contacto iminente com a Internet não são capazes de ler 2 páginas de um livro sem se cansarem e sem acharem que é algo muito aborrecido.
Tudo isto é resultante de um só factor: actualmente podemos ler um livro através da Internet ou de um Telemóvel, de uma forma mais rápida, esclarecendo sempre alguma dúvida quando não percebemos o que o livro nos está a tentar transmitir. Na Internet também podemos recorrer ao uso de "mini resumes" sobre o livro, nunca chegando a ler a obra na sua totalidade ficando sempre com uma ideia geral do que conta a história.
Com o passar dos anos, a Internet tornou-se num Media poderoso e Universal. Todo este poder causou o surgimento de vantagens e desvantagens para as novas gerações. As grandes desvantagens, como já referimos anteriormente são a falta de concentração e a impaciência que as crianças de hoje em dia têm com tudo.
Porem, nem tudo é mau, existem grandes vantagens com o uso excessivo das novas tecnologias: a aguda perspicácia e o poder de resposta rápida transformaram as crianças nascidas no século XXI como os "filhos da tecnologia".
É um facto que as gerações de hoje em dia já não têm o culto da leitura, mas será que lêem menos? Se pensarmos bem talvez não. Segundo o que refuta Nicholas Carr no seu artigo, do The Atlantic Online, Is Google Making Us Stupid , actualmente com o uso excessivo do telemóvel nas crianças e com o envio constante de SMS umas para as outras, as crianças lêem mas de uma forma diferente, porque não têm que fazer um grande esforço mental para ler 4 ou 5 frases de uma SMS.
O autor deste artigo tenta transmitir-nos que o Google teve um papel preponderante no que diz respeito ao surgimento deste grande problema.
Foi esta empresa que teve como principal objectivo a de organizar a informação do mundo e torna-la acessível e útil para todas as pessoas. Para o Google a informação é algo cómodo e que deve estar à nossa disposição sempre que necessitarmos.
Também, o uso excessivo do Powerpoint tornou-se algo condenável para todos nós como afirma Clive Thompson, no seu Artigo do New York Times Magazine, Powerpoint Makes You Dumb, onde explica que nos dias de hoje é mais fácil numa apresentação escrever 3 tópicos e conseguir cativar a audiência do que escrever tudo por extenso onde a maioria das pessoas se perde com demasiada informação.
Por último destacamos um Jornalista português, Eduardo Prado Coelho, que no Jornal Público nos escreve um artigo a explicar como hoje em dia é eminente a falta de ideias que existem nas apresentações de trabalhos, ou seja, se queremos falar de dor temos logo direito ao quadro de Much " O Grito" associado tambem com uma música melancólica (Edith Piaf como destaca o autor). Segundo o autor a extrema presença do multimédia só demonstra uma coisa, a falta de ideias e de estudo sobre determinado assunto.