domingo, 15 de novembro de 2009

Homo Nuntius: Mensagem como identidade


Para uma melhor compreensão do texto de John Hartley: Homo Nuntius : The messaging human? é necessário explicar o que significa o termo Homo Nuntius sendo também importante dar uma explicação acerca da mensagem e de todas as influências disciplinares que esta teve ao longo dos tempos.
A mensagem, ao longo da evolução e desenvolvimento do seu conceito, teve diversas influências, as quais importa referir McLuhan, este defendia que o meio é a mensagem, surgindo assim novos anúncios televisivos e de certa forma diminuiu a distância entre "cultura de elite" e "cultura popular" ; Marxismo, onde a mensagem é o poder e aqui, pode-se afirmar com certeza, foi onde se tomou consciência do poder comunicacional da mensagem e da influência que esta tem no seu destinatário ; A teoria informativa, que consiste na mensagem transmitida através de canais mediatizados, nesta teoria não interessa o conteúdo da mensagem, mas sim a maneira em como esta é transmitida ; Por ultimo podemos referir a importância dos "Cultural Studies", onde a mensagem está dependente do contexto no qual é integrada.
Até chegar ao conceito de Homo Nuntius, no qual a mensagem assume o papel de identidade, a mensagem teve diversas evoluções ao longo dos tempos, começando pela mensagem representativa, a qual tinha como objectivo principal fazer passar a mensagem e onde o diálogo passa a ser visto como comunicação linear, seguida pela mensagem excessiva, que surge no seguimento da crise do sistema representacional na década de 60 e 70, existindo uma expansão massiva da produtividade dos sistemas de mensagens, passando pela mensagem produtiva até por fim a mensagem assumir o papel de identidade: Homo Nuntius.
De uma maneira simplista podemos dizer que neste caso o próprio homem assume o papel de mensagem, a identidade de cada um é a mensagem que se quer transmitir. O individuo Homo Nuntius dá importância às características humanas e não somente a sistemas parciais, privados ou peculiaridades tecnológicas, passando a mensagem a ser uma propriedade constitutiva da humanidade.
A moda assume um papel fundamental no conceito do Homo Nuntius, uma vez que através da roupa, acessórios e da maneira como conjugamos todos estes factores, têm o objectivo final de fazer passar uma mensagem aos outros acerca da nossa identidade, da nossa maneira de ser, dos nossos valores, gerando vários significados e interpretações. O individuo Homo Nuntius é capaz de captar esses significados num só olhar e identificar a mensagem que nós queremos passar. Para concluir podemos dizer que todos os significados estão intimamente relacionados com o meio social envolvente.

Fonte: HARTLEY, John, Homo Nuntius: The messaging Human?