quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Web 2.0





"Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência colectiva" ( Tim
O’Reilly)


A Web 2.0 designa uma segunda geração, que veio revolucionar a tecnologia online. Esta evolução é importante porque nos permite aceder a aplicações, a armazenamento de ficheiros e a partilhar ficheiros, totalmente online.

Com aplicações como o Orkut ou Facebook, podemos comunicar com resto do mundo, partilhando ficheiros de diversas formas, expondo as nossas ideias em blogs, etc...

















A mudança que se deu baseia-se no facto dos sites, antes da web 2.0, serem apenas de leitura, ou seja, podíamos consultar o conteúdo, mas nunca o poderíamos mudar. Se o quiséssemos corrigir, dar sugestões ou mesmo adicionar mais informação, seria-nos enviado um email para o qual poderíamos tentar entrar em contacto com o administrador do site. Com a chegada da Web 2.0 isto mudou, e houve uma maior adesão dos utilizadores à Internet, como podemos ver na imagem.

A criação de ambientes favoráveis à produção e administração de redes sociais (privadas ou públicas, abertas ou fechadas) está directamente ligada às plataformas Web 2.0. Este facto alastra para além das barreiras de um determinado site, uma vez que cada vez mais se vê ligações entre vários sites com o intuito de facilitar funcionalidades complementares aos membros das respectivas comunidades. O carácter gratuito da maior parte dos sites e aplicações, caracteriza o objectivo de transparência e abertura da Web 2.0.

Em sites web 2.0, geralmente estão presentes as seguintes componentes/ elementos: blogues, agregação de conteúdo, wikis, tagging, sistema de bookmarks (em português, favoritos), RSS Feeds (forma de alertar os membros e visitantes de um site, a alteração do seu conteúdo) e software multidispositivo.

Assim sendo, podemos dizer que as principais características das plataformas Web 2.0 são a partilha, flexibilidade, participação de cada utilizador,colaboração e interacção.

Sem comentários:

Enviar um comentário