sábado, 26 de setembro de 2009

The Final Cut


Será que seriamos capazes de viver em paz sabendo que, depois de morrermos, todas as nossas vivências seriam visionadas por aqueles que nos rodearam durante a nossa existência?

Neste filme, " The Final Cut - A Última Memória", são implantados, na maioria das pessoas, uns dispositivos chamados "Zoe" que têm como função a captação de tudo o que acontece a longo das suas vidas.
Posteriormente, quando morrem, é-lhes retirado o "Zoe" de modo a que as vivências de cada um sejam editadas e "resumidas" num video,visionado pelos familiares e amigos do falecido numa sessão fúnebre .
Alan Hakman (Robin Williams) é um editor de grande prestígio da Zoe Tech sendo, por isso, exposto às intimidades da vida de muitos. No entanto, a edição feita por Hackman mostra apenas os "bons" momentos da vida dos falecidos enquanto que os momentos mais "negativos" são como que apagados, tornando a vida destas pessoas quase que perfeita e imaculada, criando e transmitindo assim uma pessoa que nunca exstiu na realidade.

Recomendamos este filme a todos que ainda não o viram, pois estamos perante uma obra prima do realizador Omar Naim onde prevalece, de uma forma insistente, o confronto entre passado, presente e futuro bem como o confronto entre a "verdadeira" realidade e a realidade "editada".

Sem comentários:

Enviar um comentário